Reflexões no Soundcloud

Todo domingo de sol eu saio de casa. Amarro meus chinelos na mochila, coloco uma playlist folk no Spotify (quando tenho créditos) e começo a caminhar descalço pelas ruas da minha cidade. Adoro reparar nas construções de época, nos gestos das pessoas, nas freadas à beira da faixa de pedestre… acho tudo lindo. Aí procuro por um gramado em alguma praça afastada e gasto as horas seguintes refletindo sobre as formas das nuvens, a inteligência dos passarinhos ou a textura das folhas da grama em contato com minha pele da mão.

Quando estou presente, eu reflito demais sobre minha própria vida. Sob o sol, revejo os anos que se passaram, os anos (?)  restantes, as relações desfeitas, os erros sem importância e também os importantes que, na época, pela falta de maturidade, fingi que nem cometi. No silêncio de um domingo de sol falam alto os pensamentos, aí eu escrevo, desenho ou gravo. Gravar é prático porque depois, ao dar o play, entendo melhor meu raciocínio. Reavalio meus argumentos quando ouço meus pensamentos. Ou como disse Clarice Lispector, penso e gravo como uma forma de resolver essa “desorganização profunda” que é viver.

O que escrevo nesses momentos acaba vindo parar aqui. Os pensamentos transformam-se em crônicas do blog, falas de personagens nos livros, ou desenhos – sem sentido no dia seguinte. Como só tenho uma vida, sabe se lá até quando, e acho que só estou aqui para registrar meu caminhar pela Terra, resolvi compartilhar estas gravações. Acredito que a gravação em áudio capta a energia do momento de modo que o texto não consegue. A gravação revela as pausas entre as palavras, a força da respiração, os movimentos desregulados entre duas linhas de raciocínio que se chocam no meio de uma frase… A escrita é artesanal. A gravação é espontânea.

Primeira reflexão documentada: a origem da rubrica ‘GZ’, utilizada para assinar os livros.

Anúncios

3 comentários sobre “Reflexões no Soundcloud

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s